quarta-feira, 31 de julho de 2013

IMPERATRIZ 1995

 

Escola do Dia: IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE 1995
Categoria: Campeã

                  O resultado do carnaval de 1995 é um dos mais polêmicos da era sambódromo. Muitos contestam o campeonato da escola de Ramos, apontando a vice Portela como merecedora do título. Bastante dessa irresignação deve-se ao carro que quebrou e nem chegou a entrar, fazendo com que a escola desfilasse (e fosse campeã) com um carro a menos.
                 Apesar de tudo isso, sou daqueles que, embora não seja gresilense, defende esse desfile com unhas e dentes. Motivos para isso? O desfile da Imperatriz de 1995 é o meu favorito da escola de Ramos.
                 A escola veio com o enredo intitulado "Mais Vale um Jegue que me carregue, que um Camelo que me Derrube lá no Ceará". Rosa Magalhães, com toda sua maestria, mostrou que pode-se sim transformar um enredo "CEP" em algo altamente cultural. O enredo e sua forma de desenvolvimento foram fantásticos. Samba perfeito e na ponta da língua de todos. Fábio de Mello, mais uma vez, deu show em sua comissão de frente.
                 Há quem diga que a IL é uma escola "fria" quanto à sua comunicação com o público. Mas não foi isso o que se viu nesse desfile. Todos que estavam ali desfilaram junto da escola, cantando o magnífico samba puxado pelo Preto Jóia que, certamente, estava em uma noite inspirada.
                Há quem critique esse desfile mas, pra mim, ele é sim campeão com todos os méritos (inclusive com carro a menos). Parabéns à escola que fez do requinte e do luxo a sua marca.
 
"Balançou, não deu certo não
Pois não passou de ilusão
Eles trouxeram o balanço do deserto
Mas não é o gingado certo
Pra cruzar o nosso chão"

domingo, 28 de julho de 2013

VILA ISABEL 2013


Escola do Dia: VILA ISABEL 2013
Categoria: Campeã


            Quando escolhi a Vila Isabel como próxima escola a ser homenageada, me veio a dúvida: falo do clássico e inesquecível desfile Kizomba de 1988 ou do recente, e não menos magnífico, desfile de 2013? Para decidir, eu levei em consideração um ponto importante: o desfile de 2013 eu vi e acompanhei direto da Sapucaí. 
         A Vila Isabel foi a última escola a desfilar. Antes dela, 11 escolas fizeram suas apresentações, mas em todas faltava o "algo mais", o "quê" de campeã. E não teve outra: quando a Vila entrou na passarela do samba, com o samba que, pra mim, é o melhor dos últimos 10 anos, ela confirmou todo o seu favoritismo do pré-carnaval.
                Não tinha pra ninguém! A Rosa confirmou toda a sua maestria. Mostrou que somente quem é gênio naquilo que faz, sabe acompanhar as mudanças do tempo e estar sempre no topo e atualizada. A simplicidade de um enredo que falou da vida no campo, as baianas fantasiadas de joaninhas, o carro dos girassóis e do tatu foram alguns dos momentos marcantes do desfile. Não mais do que a cena que foi, pra mim, a imagem do carnaval de 2013: uma senhora que estava desde o meio-dia (!!!) na fila e no sol, com sua marmita e sua camisa da Vila, esperando horas e horas para ver a sua escola. E quando ela despontou lá na concentração começou a chorar. Antes de ir embora, me dirigi a ela e disse: "Parabéns, a senhora está de parabéns. Não tem como ser diferente: Vila Isabel Campeã!!!"
        Alguns dizem que finalmente o samba venceu! E como venceu!!! Encerro minha postagem com o refrão que foi a cara desse carnaval. Parabéns Vila Isabel! O desfile de 2013 está na categoria não só dos desfiles campeões, mas como também dos incontestáveis e clássicos!

"Ô muié, o cumpadi chegou
Puxa o banco e vem prosear
Bota água no feijão, já tem lenha no fogão
Faz um bolo de fubá"

sexta-feira, 26 de julho de 2013

MOCIDADE 1996


Escola do Dia: MOCIDADE 1996
Categoria: Campeã

                    Se eu não fosse mangueirense, certamente seria torcedor da Mocidade Independente de Padre Miguel. Por quê? Na década de 90, período em que comecei a acompanhar o carnaval, a dobradinha Mocidade + Renato Lage estava a todo vapor, o que fez da escola uma potência na época.
                   E é com esse espírito que escolhi o desfile de 1996 para homenagear a escola. Poderia ter escolhido 1991 e seu incontestável Chuê Chuá. Mas optei por um desfile que vi e acompanhei.
                   Na época eu ainda  era criança e não conseguia acompanhar todas as escolas. Mas não podia deixar de ver duas em especial: a Mangueira (minha eterna paixão) e a Mocidade. Ficava abismado com seus carros, seu estilo e suas inovações. E o desfile campeão de 1996 não foi diferente.
                  O samba, apesar de não ser uma obra-prima, é perfeito. Foi um dos primeiros sambas que aprendi a cantar. E como não citar a comissão de frente de Frankensteins? Com enredo "criador e criatura", a Mocidade deu show na avenida. A luz do dia tornou seu desfile ainda mais deslumbrante, ressaltando ainda mais as cores fortes de suas fantasias e os efeitos de seus carros que eram e ainda são a marca de seu carnavalesco. 
                  Que desfile!!! Campeã justíssima e merecidíssima. Aí está um dos meus desfiles favoritos da escola, que na década de 90 coleciona excelentes apresentações.
                  Aguardo ansiosamente o tempo em que os ventos irão mudar nas bandas de Padre Miguel e a escola voltará a ser temida. Está mais do que na hora de a estrela voltar a brilhar!

"A mão que faz a bomba, faz o samba
Deus faz gente bamba
A bomba que explode o nesse carnaval
É a Mocidade levantando o seu astral"

terça-feira, 23 de julho de 2013

SALGUEIRO 1993

 

Escola do Dia: SALGUEIRO 1993
Categoria: Campeã

                  Se eu pudesse apontar o MAIOR desfile que já assisti, certamente escolheria o desfile do Acadêmicos do Salgueiro do ano de 1993. Me lembro perfeitamente daquele carnaval, afinal foi o primeiro que acompanhei (pelo menos que eu me recordo).
               A escola desfilou cedo, eu ainda estava acordado (tinha meus 7 anos e obviamente não conseguia assistir a todas). Quando o Salgueiro apontou na Sapucaí e começou com o "explode coração", foi aquele frisson que a Sapucaí jamais viu se repetir. Do setor 1 ao 13, todos estavam em uma única sintonia. Desfile magnífico e com um samba que já se tornou imortal. Afinal, duvido que haja uma única pessoa que não saiba, ao menos, cantar o refrão do samba da escola afilhada da minha verde-e-rosa.
               O Salgueiro em 1993 deu um show de escola de samba. Há quem consiga apontar algum defeito nesse desfile. Eu não! As alegorias, fantasias e o mar vermelho e branco foram nota 10. A comissão de frente com o bailado das bandeiras: inesquecível. Mas o elemento que mais marcou foi justamente a comunicação com o público que desfilou junto à escola.
               O ano de 1993 foi inesquecível, tal qual o desfile do Salgueiro, escolha homenageada do dia.

"Explode coração
Na maior felicidade
É lindo meu Salgueiro
Contagiando e sacudindo esta cidade"

domingo, 21 de julho de 2013

MANGUEIRA 2002


Escola do dia: MANGUEIRA 2002
Categoria: Campeã

                  Quem viu o carnaval de 2002 sabe do que eu estou falando. A Estação Primeira de Mangueira entrou na Sapucaí com cara e pinta de campeã. Pra dar início às minhas postagens nesse blog, escolhi um mega desfile da minha escola. Samba fantástico (e vencedor do Estandarte de melhor samba do ano), com uma interpretação magistral do grande Mestre Jamelão. Comissão, Alegorias, Fantasias, Harmonia.. tudo funcionou perfeitamente! Foi um desfile magnífico da verde e rosa!!!

"Vou invadir o Nordeste.
Seu cabra da peste.
Sou Mangueira!
No forró, no xaxado, os filhos do chão rachado.
Vem com a Estação Primeira!"