Escola do Dia: BEIJA-FLOR 2001
Categoria: "Deu show mas não ganhou"
Na noite de hoje resolvi assistir novamente ao desfile da Beija-Flor de 2001. Havia esquecido o quão bom foi este desfile. A foto da postagem acima é da Comissão Frente. A coreógrafa Gislaine ficou marcada por suas comissões "singelas" em que o ponto forte de suas apresentações sempre foi o figurino de suas bailarinas. E em 2001 não foi diferente. Basta olhar a imagem acima pra constatar o que acabei de falar. Apesar de não ter sido apoteótica, a CF da Beija naquele ano foi nota 10.
Quanto ao restante do desfile, a escola continuou a dar show. Com o enredo entitulado "A Saga de Agotime - Maria Mineira Naê", a escola contou a histórica de uma rainha africana, que após ser traída e vendida como escrava, veio ao Brasil e no Maranhão "resgatou" o seu reino entre o seu povo. Foi mais um desfile para a galeria do "deu show mas não ganhou". É nítida a animação e empolgação de comentaristas e narradores na transmissão. A escola desfilou ao amanhecer. E veio preparada pra isso. Tanto foi assim que vimos um show de cores fortes e impactants em suas alas e alegorias. O terceiro carro, o que retrata Agotime em sua versão "feiticeira" foi simplesmente espetacular. Um dos meus favoritos. Destaque especial também para a ala da pretas-velhas. Chega a ser emocionante
ver aquelas senhoras atravessarem o desfile todo naquela posição
encurvada. Só pra que ama e dá o sangue pela sua escola
E a harmonia? O que falar daquela comunidade 100% empenhada no desfile e cantando o samba a plenos pulmões? Ah, como não falar do samba. É simplesmente o meu favorito entre todos da escola de Nilópolis..
Em 2001 a escola não venceu. Poderia ter levado. O vice campeonato desceu amargo na garganta, claro. Mas apesar de não ter se consagrado a campeã, é certamente um desfile imortalizado na mente de todos, e que está no rol dos maiores que já passaram pela Sapucaí.
"Sou Beija Flor e o meu tambor
Tem energia e vibração
Vai ressoar em São Luiz do Maranhão"
Tem energia e vibração
Vai ressoar em São Luiz do Maranhão"
Nenhum comentário:
Postar um comentário