Escola do Dia: PARAÍSO DO TUIUTI 2001
Categoria: Enredo de temática afro
Em 2001, a escola Paraíso do Tuiuti, afilhada da minha querida verde e rosa, fez sua estréia no Grupo Especial, com um enredo entitulado "Um Mouro no Quilombo. Isto a História registra!", conduzido pelo carnavalesco Paulo Menezes. Na verdade, não foi um enredo necessariamente afro, uma vez que a grande maioria abordava, na verdade, uma temática meio "árabe". Contava a história de um mouro que saía da Espanha em direção à Meca, tendo seu barco naufragado, e vindo parar no Brasil, quando então conheceu o Quilombo de Zumbi dos Palmares.
O que falar desse desfile? Em resumiria em: apresentação simples, desprentensiosa e singela, porém bastante bonita. Parecia que a escola já tinha ciência de que não ficaria no Grupo. A sensação foi de "vou cair mesmo, mas, pelo menos, vou fazer bonito". Gostei do desfile. Achei tudo muito simples e de bom gosto, apesar da extrema simplicidade e falta de recursos. O enredo foi muito interessante e bem desenvolvido.
E o samba? Gosto muito. Como todo o desfile em si, o samba era sutil e singelo. Os versos "Tens um destino a cumprir. É brilhar no carnaval. No desfile principal. Todo o povo a te aplaudir" bem demonstraram o que escola queria naquela ocasião: tão simplesmente brilhar em sua apresentação de estréia. Não queria levantar. Queria emocionar. O desfile não foi necessariamente marcante e nem impactante. No entanto, não decepcionou. Fez bonito em sua estréia. Se tive a sensação de que a escola não fez necessariamente um desfile a ponto de "dizer a que veio", também foi um absurdo as notas levadas na apuração oficial. Talvez essa falta de grandes pretensões tenha feito os jurados pesado a mão demasiadamente na hora de avaliá-la (além do vício de julgamento que rebaixam as escolas que sobem).
Se não foi um desfile 8 nem 80, foi uma apresentação digna de sua estréia. O resultado não correspondeu ao que vimos. Contudo, tenho certeza que a escola voltará a figurar na elite, e dessa vez, com mais postura e ambições, poderá sim alçar vôos mais altos e, quem sabe, vir pra ficar.
"Tu és meu sonho, Tuiuti
Tens um destino à cumprir
É brilhar no carnaval
No desfile principal
Todo o povo a te aplaudir"
Tens um destino à cumprir
É brilhar no carnaval
No desfile principal
Todo o povo a te aplaudir"
Nenhum comentário:
Postar um comentário