Escola do dia: BEIJA-FLOR 2011
Categoria: Homenagem a personalidade
2011 foi um ano atípico. Com o incêndio na Cidade do Samba poucas semanas antes do carnaval, 3 escolas (Grande Rio, Portela e União da Ilha) estavam fora da disputa. Acrescente-se a isso, a falta de rebaixamento. No entanto, o que não foi atípico foi a vitória da Beija-Flor. Aliás, era mais do que esperada a vitória da escola que trazia uma homenagem a nada menos do que Roberto Carlos, o "rei", e seu enredo de título "a simplicidade do rei".
Eu, particularmente, gosto muito do desfile. Gostei da entrada super colorida da escola, do chão de sempre, do samba gostoso, da harmonia da escola, do frisson, da energia e tudo mais. Apesar das críticas aos quesitos plásticos, eu gostei. Não achei uma obra-prima, claro. Estava longe dos trabalhos que a própria escola fez num passado não tão distante assim. Mas não foi ruim e nem feio. Eu, pelo menos, gostei, ainda mais se comparado a um ano relativamente fraco nos quesitos de alegorias e fantasias (o Salgueiro jogou fora qualquer oportunidade de título com aquele atraso e a União da Ilha não disputava).
O carisma do homenageado, a grande quantidade de artistas que vieram prestigiar o desfile, fazendo com que o público interagisse bastante, aliados à garra e chão da comunidade de Nilópolis fizeram com que a escola tivesse cara de campeã desde o início de seu desfile. Para mim, a Beija-Flor mereceu sim ser campeã. O problema foi a forma de julgamento, que passou a impressão de que, independentemente de qualquer coisa, o título já estava decidido antes mesmo de começar. A chuva de 10, especialmente nos fracos quesitos da Comissão de Frente (o que era aquilo?) e do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além do fraco desenvolvimento do enredo, não fizeram jus ao que foi apresentado. Se a escola tivesse sido devidamente julgada, ainda sim poderia (e merecia) ter vencido. Passou uma sensação de "não precisa disso".
De qualquer forma, a Beija-Flor homenageando o grande rei Roberto Carlos fez um grande desfile, mais um dos que marcaram a Marquês de Sapucaí.
"Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
Da alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade"
Nenhum comentário:
Postar um comentário