Escola do Dia: ESTÁCIO DE SÁ 1992
Categoria: Campeã
Meu primeiro carnaval (pelo menos, o que recordo) foi em 1993. Ou seja, em 1992 eu ainda era muito pequeno e não tinha sido dominado pela paixão do carnaval carioca. Entretanto, ainda que muitos anos depois, não deixei de ver o mágico desfile da Estácio de Sá de 1992.
Com o enredo "Paulicéia Desvairada, 70 anos de Modernismo no Brasil", a escola falou da semana de arte moderna realizada no ano de 1922 e seus reflexos no segmento artístico nacional. Uma escola que até então não tinha levado o caneco de campeã (ainda hoje, este é seu único título), precisou fazer chover pra ser campeã, rs. Ou seja, não foi um simples desfile de campeonato, foi realmente apoteótico. As cenas das arquibancadas dançando e curtindo junto da escola, bem demonstram o que foi aquele desfile.
Entretanto, a cena mais marcante pra mim foi a de uma passista sozinha no alto de um carro alegórico que sambou até ver seus pés sangrarem. Aquilo foi o desfile da Estácio de Sá: mais do que qualquer coisa, foi uma aula de samba no pé e de harmonia, onde todos os seus integrantes (e até arquibancada) cantaram e sambaram do início ao fim, num coro único e empolgante.
"Modernismo, movimento cultural
No país da tropicália
Tudo acaba em carnaval"
No país da tropicália
Tudo acaba em carnaval"
Gostei do tema! Deve ter sido mesmo muito legal! Você se apaixonou tanto pelo carnaval que foi ver todos os desfiles dos anos anteriores... é mesmo impressionante! Por isso te amo! Vc é intenso em tudooo! =)
ResponderExcluirObrigado Fabi. Tenho um DVD com trechos dos desfiles campeões de 85 a 2002. Coisa rápida. Depois te mostro lá em casa. Beijos
ResponderExcluirSimplesmente inesquecível. Duas das maiores emoções da minha vida de avenida foi sem dúvida nenhuma esse desfile e o da Vila Isabel em 1988. De arrepiar os pêlos.
ResponderExcluir