quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PORTELA 1995



Escola do Dia: PORTELA 1995
Categoria: "Deu show mas não ganhou"
 
                  O vice-campeonato da Portela no ano de 1995, assim como da Beija-Flor em 1989, é o mais chorado (pelo menos, na era Sapucaí). A grande maioria dos amantes do samba até hoje não engoliu essa derrota. Talvez por ter sido a oportunidade em que a escola de Madureira, maior vencedora do carnaval carioca com suas 21 conquistas, chegou mais próxima de um título nos últimos 30 anos.
                  De qualquer forma, apesar de achar o título da Imperatriz merecido (como postei anteriormente em outro tópico), não tem como reconhecer o desfile brilhante da Portela em 1995. A começar pelo belíssimo samba do "Gosto que me enrosco", que até hoje é embalado em todos os carnavais Brasil afora, e vencedor merecidíssimo do estandarte de ouro, até o último componente que desfilou cantando a plenos pulmões, o desfile da Portela foi, de fato, marcante e inesquecível.
                 A imagem daquele mar azul e branco ao amanhecer, com o devido contraste com os primeiros raios de luz, e a imponente águia, símbolo da escola, que vinha toda carnavalesca, foram a marca daquele desfile lindo. O único porém que eu vi no desfile foi justamente aquele que tirou seu caneco: a evolução. Sempre disse que achei a escola meio "embolada".
               De qualquer forma, ganhando ou não, merecendo ou não o título,o que é inconstestável é que a Portela em 1995 deu show, num desfile que até hoje está na mente e coração dos portelenses.
 
"Abram alas, deixa a Portela passar
É voz que não se cala
É canto de alegria no ar"

Um comentário: