quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VIRADOURO 1997


Escola do Dia: VIRADOURO 1997
Categoria: Campeã

           Em 1997, uma nova escola entrava para o seleto grupo daquelas que já se consagraram campeãs no grupo especial do Rio de Janeiro. Com o enredo "Trevas! Luz! A explosão do Universo!", a Viradouro conquistava seu único título, em um desfile memorável. Para tal missão, ela contou com nada mais que Joãozinho 30, carnavalesco gênio e consagrado no carnaval carioca.
                 Confesso que naquele ano, meu desfile favorito foi a da Mocidade. No entanto, seria leviano questionar o título da escola de Niterói que também fez um desfile impecável.
             De início, o primeiro impacto: cores fortes pretas davam o tom do abre-alas e da comissão de frente. Seria um desfile sombrio? Claro que não. Tratava-se de mais uma genialidade de J30. Plasticamente, a escola passou perfeitamente bem. Mas não foi isso que consagrou aquele desfile: a bateria de Mestre Jorjão com sua inesquecível "batida funk" foi o ápice daquele momento.
                 Infelizmente, a escola foi rebaixada em 2010 e certamente faz muita falta na elite do carnaval carioca. Na verdade, foi apenas um ano ruim que não perdoou a escola. Ela não teve uma "segunda chance". Mas certamente, após bater na trave nos últimos anos, deverá voltar pro lugar de onde não deveria ter saído.

"Lá vem a Viradouro aí! Meu amor!
É big-bang, coisa igual eu nunca vi!
Que esplendor"

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Vc escreve muito bem. Vou tentar aprender mais sobre o carnaval. Bjus. Raquel

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que Viradouro tinha caído... =/ Espero que ela volte logo, porque é uma escola tradicional, né?
    Fiquei curiosa pra ver a "batida funk".
    Mais uma vez, palmas pro seu conhecimento carnavalesco. É realmente impressionante! =)

    ResponderExcluir