Escola do dia: SALGUEIRO 2009
Categoria: Enredo de temática afro
Em 2009, a escola Acadêmicos do Salgueiro trouxe para a avenida o enredo de título "Tambor". Antes, é preciso deixar claro que o enredo não era necessariamente de temática afro, uma vez que vimos várias outras referências ao Tambor que não estavam diretamente ligadas à cultura negra, tais como o boi-bumbá ou ainda a cultura nordestina. No entanto, optei por incluí-lo nessa categoria, diante do grande volume de referências à cultura afro presentes no desfile.
Me lembro perfeitamente da sensação que tive ao ver o TAMBOR passar pela Sapucaí. Estava no Setor 3 das arquibancadas, quando o Salgueiro entrou com um pressão e força indescritíveis. Foi uma energia que se espalhou rapidamente. Sabe aquela sensação de campeã logo na entrada da escola? Foi isso que senti. Em 15 minutos de desfile, parecia que já sabia que o Salgueiro sairia dali campeão. A não ser que erros o impedissem de alcançar tal feito. E pior é que acabou acontecendo! Os primeiros carros tiveram problemas para entrar, com atrasos e abertura de buracos. O pensamento era esse: "não é possível!". Contudo, o desfile foi tão, tão, tão bom que mesmo assim o Salgueiro foi campeão em 2009 (e com méritos!).
Uma comissão de frente coerente e bem interessante, um desenvolvimento de enredo de gênio conduzido por Renato Lage, por meio de suas alegorias fantásticas (eu, particularmente, adoro a segunda, que retrata o Tambor nos primórdios da humanidade, criado a partir do couro de animais, e o carro que retrata a cultura nordestina) e fantasias perfeitas (o cara é foda!). Ele, pra mim, é simplesmente o número 1 entre todos os carnavalescos que tive o prazer de acompanhar.
O samba fraco não comprometeu e funcionou perfeitamente bem. Erros de evolução e harmonia não foram suficientes pra diminuir o desfile do Salgueiro, que sobrou em 2009. O ponto alto da apresentação, pra mim, entretanto, foi a energia, o frisson, a batida do Tambor que só deu pra sentir quem estava lá. A TV, infelizmente, não consegue transmitir com perfeição essas abstrações. Uma pena. Seria muito bom sentir novamente o arrepio do Tambor...
"Vem no tambor da Academia
Que a Furiosa bateria vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve o Mestre do Salgueiro"
Que a Furiosa bateria vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve o Mestre do Salgueiro"
Nenhum comentário:
Postar um comentário