sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CAPRICHOSOS 1998


Escola do dia: CAPRICHOSOS DE PILARES 1998
Categoria: Enredo de temática afro

     Em 1998, a escola Caprichosos de Pilares, famosa por seus enredos irreverentes, trouxe para a Sapucaí o enredo "Negra origem, Negro Pelé, Negra Bené", narrando uma homenagem à cultura e povos negros, exemplificados nas figuras de Pelé, Benedita da Silva e Nelson Mandela.
     Trazer para avenida enredos de temática afro é garantia de sucesso? Não. Poderia ter sido um desfile magnífico (em partes, até foi, uma vez que a comunidade abraçou o enredo e o samba de uma forma a demonstrar que ela se viu representada no desfile), contudo, pra mim, o enredo foi o quesito mais falho do desfile. Por que disso? A única coisa que dava pra saber era que a escola estava falando da "raça negra" (expressão que caiu em desuso, mas que foi utilizada pela escola para definir sua temática). O que exatamente disso ela estava abordando? Não deu pra saber. O desfile não teve um fio condutor, uma lógica, uma coerência interna (ainda que de licença poética). Foram simplesmente jogadas várias alas e alegorias que teriam alguma conexão com o tema "negro" sem se interconectarem entre si. Sem falar que os dois principais homenageados na festa nem compareceram ao desfile. No caso da Benedita da Silva, a situação foi ainda pior, visto que a ela foi destinada tão somente uma escultura (mal-feita) de um último carro. Ou seja, ela era quase um detalhe de um desfile que pretendia algo mais.
      Aliados a isso, podemos acrescentar as alegorias fracas (não consigo compreender como tem carnavalescos que não aprenderam ainda que o Abre-Alas é o carro principal, o mais exposto, o 'cartão de visitas' das escola) e fantasias de gosto duvidoso. 
         Nos quesitos de chão tivemos o contraste de erros graves de evolução e uma escola aguerrida cantando o samba que, apesar de não ser uma obra-prima, me agrada bastante e fluiu muito bem na Sapucaí, fazendo de sua comunidade o ponto alto do desfile. 
       Apesar das irregularidades do desfile, a posição final não foi das piores, uma vez que, pra mim, Porto da Pedra e Tradição fizeram apresentações piores. Confesso que, apesar de tudo isso, sinto muita falta da escola no Grupo Especial. Sempre tive uma simpatia enorme pela Caprichosos e estou torcendo muito pela sua reerguida.

"Quem tem magia no pé
É Pelé
Quem vem na força da fé
É Mandela
A voz que veio de lá
Da favela
É da guerreira Bené
Salve ela"

Nenhum comentário:

Postar um comentário