sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

UNIDOS DA TIJUCA 2003

Escola do dia: UNIDOS DA TIJUCA 2003
Categoria: Enredo de temática afro

       Em 2003, a Unidos da Tijuca trouxe para a Sapucaí o enredo "Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil!" ao contar a história de negros africanos que após serem escravizados e trazidos ao Brasil, acabaram voltando ao continente africano levando um pouco de nossa cultura para aquele continente.
       A escola tinha como grande trunfo para o desfile o seu belíssimo samba. No entanto, eu acho que este não foi devidamente conduzido pelo competente intérprete Nêgo. O andamento acelerado e a condução do samba em que mal se entendia o que se estava sendo cantado comprometeram a harmonia. Apesar disso, o samba acabou sendo o ponto forte do desfile. Na evolução, buracos, carros quebrados, componentes despencando de alegorias, falta de uniformização no andamento da escola e por ai vai.
       Quanto ao aspecto plástico, reafirmo que não sou muito fã do trabalho do irreverente Milton Cunha. Algumas alegorias eram até interessantes, mas o que me destacou foi uma confusão de formas, cores e materiais. Algumas eram até "feias", outras "indecifráveis". Ah, sem falar que uma delas simplesmente quebrou e não entrou no desfile. As fantasias também não me agradavam (aliás, menos ainda do que as alegorias). Não gostei de muita coisa ali. Desenhos confusos, cores mal escolhidas e falta de coesão, além de materiais de gosto duvidoso. Ponto positivo para a Comissão de Frente, que apesar de simples e sem grandes impactos, foi bem conduzida e não comprometeu.
        Enfim, em 2003 vimos um desfile bastante irregular da escola do Borel, que se despedia naquele ano do grupo das que figuravam na "meiuca" ou "lutam para não cair" e passaria a integrar o seleto grupo de ponta que ano após ano iria disputar carnaval, tendo consagrando-se campeã em 2010 e 2012.

"Tem cheiro de benjoim no xirê alabê
Prepare o acarajé no dendê
Salve o Chachá, salve toda negritude
A Tijuca vem contar uma história de atitude".

Nenhum comentário:

Postar um comentário