domingo, 3 de novembro de 2013

SALGUEIRO 2007


Escola do Dia: SALGUEIRO 2007
Categoria: Deu show mas não ganhou

            Antes de tudo, vamos deixar bem claro: não, o Salgueiro não mereceu vencer em 2007. Além da superioridade inesquestionável da campeã Beija-Flor, a escola da Tijuca cometeu erros seríssimos que lhe valeram o campeonato. No entanto, independentemente disso, é importante ressaltar que em 2007 o Salgueiro deu um verdadeiro show na avenida.
              O engraçado é que , tirando o clássico desfile de 1993, os meus desfiles favoritos do Salgueiro são os de 2007, 2009 e 2011. Em 2007 e 2011 um show de erros levaram o título da escola por água abaixo. Em 2009, o Salgueiro foi finalmente campeão (todavia, ainda sim cometeu seus deslizes). Ou seja, quando a escola vem mais pronta pra vencer, parece que baixa alguma coisa que atrapalha seu desfile. Coincidências à parte, vamos ao desfile de 2007.
           O Salgueiro veio com um enredo de título "Candaces", que contou a história de Rainhas-Guerreiras africanas. Plasticamente falando, o desfile foi um deslumbramento total. As alegorias eram coisa de louco. Fantasias que tinham a marca do gênio Renato Lage. Me lembro perfeitamente da sensação que tive ao ver o Salgueiro na avenida. A vontade que eu tinha era de descer a arquibancada e sair desfilando junto da escola.
           E o samba? É o meu favorito entre todos os sambas do Salgueiro. Sensacional! No entanto, foi a partir daí que a escola começou a perder seu título. Ele não foi muito bem conduzido na avenida. Seu puxador Quinho, famoso por seus cacos, alterou tanto o samba ao cantar que os componentes o acompanharam e o que vimos foi um perda de pontos em harmonia e samba-enredo. Ah, sem falar que vimos alas passando quase que inteiras sem cantar. 
           Se em 2007, sobrou plástica, faltou chão. Contudo, não acompanho a opinião dos mais radicais que falaram que o Salgueiro foi um desastre no canto. Ok, não mereceu ganhar, afinal são 10 quesitos a serem avaliados. Mas 7º lugar? Merecia no máximo um 3º (decorrente dos seus erros, que outras escolas também cometeram, diga-se de passagem). 
            De qualquer forma, esse desfile é inesquecível pra mim. Está no meu Top 5 dentre todos os desfiles que já assisti em termos de beleza e bom gosto. Amo Salgueiro 2007, que deu show mas não ganhou.

"Odoyá Iemanjá, Saluba Nanã!
Eparrei Oyá
Orayê Yê o, Oxum!
Oba Xi Oba"

3 comentários:

  1. Um desfile impecavel prejudicado pela falta de organizacao, mas nada que justifique um setimo lugar... os jurados pegaram pesado demais...

    ResponderExcluir
  2. Show de erros?
    E o fato de algumas alas terem a ordem alterada ea evolução ficar prejudicada pelo fato de a escola ficar parada por pelo menos 3 minutos(isto conta MUITO em evolução) ?
    Salgueiro,Beija-flor e Viradouro se equivaleram em erros e acertos em 2007.A diferença de pontos entre a Beija-flor e as demais,o vice-campeonato absurdo da Grande Rio,a cegueira do primeiro jurado de evolução ao IMENSO buraco mangueirense(curiosamente,o jurado era mangueirense confesso-Luiz Eduardo Rezende) e a absurda queda da Estácio de Sá,protegendo da queda o medonho desfile do Porto da Pedra,são fatos a deixar este julgamento de 2007 como dos mais absurdos da história dos desfiles.Nem falo das absurdas perdas de ponto do Salgueiro em vários quesitos que independiam da Harmonia e do Samba de Enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro fato relatado por mim,ocorreu com a Beija-flor...

      Excluir