sábado, 3 de agosto de 2013

TIJUCA 2010


Escola do Dia: UNIDOS DA TIJUCA 2010
Categoria: Campeã

               Em 2010, a Tijuca foi a terceira escola a desfilar no domingo do carnaval. As estatísticas apontam que as chances de uma escola que desfila no domingo ser campeã são quase 5 vezes menores do que aquelas que desfilam na segunda-feira. E dentre aquelas que conseguiram o feito de ser campeã no domingo, todas desfilaram entre as últimas. Ou seja, ser campeã como a terceira de domingo era um tabu a ser batido.
                    No entanto, a escola do Borel não se importou muito com isso. Tanto é que, após seu MAGNÍFICO desfile, eu não tive dúvida: mesmo faltando outras 9 escolas a se apresentar (inclusive a minha), eu tinha certeza que o carnaval de 2010 já tinha uma escola vencedora: a Unidos da Tijuca.
                   A comissão de frente deu um show a parte. Alguns chegam a dizer que a escola consagrou-se campeã logo ali, no seu show de abertura. O show de mágica, dança e coregrafia  (sim, aquela comissão, além de tudo, cumpriu seu papel de apresentar a escola) fizeram com que a Sapucaí inteira entrasse em delírio logo no início de seu desfile. 
                    Para aqueles que ousam dizer que foi somente a comissão que venceu, o resto do desfile mostra justamente o contrário. Paulo Barros esteve no auge do seu trabalho. O enredo "é segredo" encaixou-se perfeitamente com o estilo de seu carnavalesco. As alegorias, em especial, o abre-alas e o dos Jardins Suspensos da Babilônia, foram uma combinação perfeita do espírito inovador de Paulo Barros e do requinte e excelente trabalho de acabamento de sua equipe de barracão. Até o samba que não era uma obra-prima transformou-se num sambão de primeira, contando, para isso, com uma apresentação exemplar do Bruno Ribas.
                  Foi uma apresentação de gala da escola, que consagrou-se definitivamente como a mais nova potência do carnaval carioca. Parabéns Tijuca! Tenho certeza que até quem não acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio lembra-se muito bem do desfile de 2010. A imensa repercussão do desfile deu-se graças à belíssima apresentação da escola de Borel.

"É segredo, não conto a ninguém
Sou Tijuca, vou além
O seu olhar, vou iludir
A tentação é descobrir"

3 comentários:

  1. PERFEITA MESMO!

    CHORAVA DE EMOÇÃO COM A ENTRADA DA TIJUCA...

    MEU PRIMEIRO ANO NA SAPUCAÍ, FOI INESQUECÍVEL...

    ResponderExcluir
  2. Campeã incontestável!! Ainda mais num ano de desfiles fracos. A Unidos da Tijuca SOBROU! Grande Rio e Beija-Flor um degrau abaixo.

    ResponderExcluir