domingo, 1 de setembro de 2013

MANGUEIRA 2003



Escola do Dia: MANGUEIRA 2003
Categoria: "Deu show mas não ganhou"

          Se eu tivesse que apontar 1 único desfile como aquele em que a Mangueira estava mais linda, mais perfeita esteticamente e mais completa plasticamente, sem dúvidas, escolheria o desfile de 2003. Não tem uma única alegoria ou uma única fantasia que destoasse do conjunto que foi aquele desfile. Em 2003 ela estava simplesmente imbatível.
           Costumo dizer que toda escola tem seu momento de "injustiçada". E o da Mangueira, para mim, certamente foi o de 2003. Era impossível não ter sido campeã naquela ocasião. Tanto que o vice teve um sabor altamente amargo. Nada me tira da cabeça que o título da Beija-Flor foi uma espécie de "prêmio de consolação" por ter levado 4 vices seguidos (alguns em que certamente merecia ter vencido, como de 1999 ou até mesmo 2001). Mas em 2003, não teve outra: a Mangueira deu show, e infelizmente não ganhou.
           O abre-alas era algo de louco. Está no rol das alegorias mais bonitas que já passaram pela Sapucaí. Para alegria dos mangueirenses, a escola veio todinha verde e rosa. O samba lindo na voz do Jamelão foi outro banho. O final apoteótico com todas as arquibancadas finais cantando aos gritos de "é campeã" também marcou. Sem falar da ala do mar que se abriu para os hebreus passarem, o luxo e beleza das alegorias, e até a comissão de frente que foi injustamente canetada. Deu show de evolução e harmonia, nosso casal de MS e PB foram espetacular... enfim, TUDO deu certo naquele desfile!!! 
           O carnaval de 2003 poderia ter marcado o bicampeonato da Mangueira, que venceu no ano anterior. A verde e rosa atingiu ali o seu ápice nos últimos tempos. Mostrou que era possível aliar luxo, beleza e elegância com forte apelo popular. Por questões que vão além da nossa compreensão, ela não ganhou, mas é certo que naquele carnaval, a Mangueira foi simplesmente fantástica.

"Quem plantar a paz, vai colher amor
Um grito forte de liberdade
Na Estação Primeira ecoou"

3 comentários:

  1. Eu também daria o título de 2003 para a Mangueira, apesar de discordar sobre a sua visão do quesito comissão de frente. Na minha opinião o único senão desse belíssimo desfile...aquele truque da levitação...nada a ver.
    E pensar que o quesito descambaria de vez a partir das comissões de frente show da Unidos da Tijuca.

    ResponderExcluir
  2. Me deu muita vontade de assistir a esse deslife. Pq, lendo as suas palavras, com certeza deve ter sido maravilhoso. E apesar de vc ser mangueirense "doente", o seu senso de justiça é muito aguçado.Por isso já faço coro com você: absurdo não ter sido campeã!!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, sinceramente eu não achei a CF lá essas coisas. Mas ela foi canetada demais, isso o que quis dizer. 1 ou 2 décimos ali tava de bom tamanho. Mas enfim, ainda que a CF não tenha sido uma Brastemp, o título foi altamente roubado, rs.

    Fabi, você precisa ver este desfile. Aliás, dá uma olhada nos comentários da minha postagem do face (muita gente acaba comentando por lá) e vai ver que foi unanimidade, hehehe.

    ResponderExcluir