domingo, 28 de julho de 2013

VILA ISABEL 2013


Escola do Dia: VILA ISABEL 2013
Categoria: Campeã


            Quando escolhi a Vila Isabel como próxima escola a ser homenageada, me veio a dúvida: falo do clássico e inesquecível desfile Kizomba de 1988 ou do recente, e não menos magnífico, desfile de 2013? Para decidir, eu levei em consideração um ponto importante: o desfile de 2013 eu vi e acompanhei direto da Sapucaí. 
         A Vila Isabel foi a última escola a desfilar. Antes dela, 11 escolas fizeram suas apresentações, mas em todas faltava o "algo mais", o "quê" de campeã. E não teve outra: quando a Vila entrou na passarela do samba, com o samba que, pra mim, é o melhor dos últimos 10 anos, ela confirmou todo o seu favoritismo do pré-carnaval.
                Não tinha pra ninguém! A Rosa confirmou toda a sua maestria. Mostrou que somente quem é gênio naquilo que faz, sabe acompanhar as mudanças do tempo e estar sempre no topo e atualizada. A simplicidade de um enredo que falou da vida no campo, as baianas fantasiadas de joaninhas, o carro dos girassóis e do tatu foram alguns dos momentos marcantes do desfile. Não mais do que a cena que foi, pra mim, a imagem do carnaval de 2013: uma senhora que estava desde o meio-dia (!!!) na fila e no sol, com sua marmita e sua camisa da Vila, esperando horas e horas para ver a sua escola. E quando ela despontou lá na concentração começou a chorar. Antes de ir embora, me dirigi a ela e disse: "Parabéns, a senhora está de parabéns. Não tem como ser diferente: Vila Isabel Campeã!!!"
        Alguns dizem que finalmente o samba venceu! E como venceu!!! Encerro minha postagem com o refrão que foi a cara desse carnaval. Parabéns Vila Isabel! O desfile de 2013 está na categoria não só dos desfiles campeões, mas como também dos incontestáveis e clássicos!

"Ô muié, o cumpadi chegou
Puxa o banco e vem prosear
Bota água no feijão, já tem lenha no fogão
Faz um bolo de fubá"

2 comentários:

  1. Que legal, Jojó. Lembro que o seu samba preferido do ano passado era esse mesmo, quando a gente ouviu o CD no seu carro! Entende tudo de carnaval mesmo! :)

    ResponderExcluir
  2. Passado o carnaval, ainda ouço frequentemente esse samba. E esse refrão, particularmente, é muitooooo massa!

    ResponderExcluir